Em 2016, os habitantes de Sheffield, cidade situada a 270 km ao norte de Londres, terão um novo meio de transporte: um trem - metrô de superfície. Como o próprio nome diz, ele será um veículo híbrido que poderá circular tanto nos trilhos do metrô de superfície no centro da cidade quanto nos trilhos dos trens ao redor dela.
Embora já ter os trilhos instalados facilita o lançamento do modal, ainda falta realizar modificações no desenho das rodas, proporcionando maior controle nas curvas fechadas e velocidades mais altas. Por enquanto, a Universidade de Huddersfield está trabalhando em um desenho que possa circular nos dois tipos de trilho, evitando que os passageiros tenham que fazer baldeações durante o percurso.
Mais informações sobre o projeto a seguir.
No Reino Unido, esse projeto será o primeiro da rede de transporte. Entretanto, não será o primeiro do mundo, já que em 1992 foi implantado em Karlsruhe, Alemanha, que fez com que a idéia fosse conhecida como “modelo Karlsruhe”.
Como os trilhos dos metrôs de superfície estão embutidos no chão, ao passo que os dos trens se sobressaem, um trem-metrô de superfície deve ter rodas que permitam mudar de trilho facilmente, tornando as viagens mais rápidas e cômodas para os passageiros.
O trem-metrô de superfície de Sheffield recorrerá uma distância de 13 km até Rotherham Parkgate e, se trazer bons resultados, será ampliado para o resto do país, já que seus custos de manutenção são mais baixos comparados com os outros meios de transporte.
Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.